Home / Dicas de Empregos / Evite 6 erros ao procurar um emprego

Evite 6 erros ao procurar um emprego

Procurar um trabalho é um processo que pode se tornar lento e tortuoso, especialmente se você realmente precisa do dinheiro. Para garantir sucesso, evite alguns erros ao procurar um emprego. O processo de procurar um emprego em si aumenta a ansiedade de qualquer empregador e, às vezes, por desespero, ele acaba cometendo erros que fecham portas que poderiam ter sido abertas. Ao se estar nervoso, muitas coisas que parecem lógicas para garantir um trabalho, podem acabar se saindo de forma oposta. Esta lista contém erros comuns cometidos ao procurar um emprego. Evite-os!

Principais erros ao procurar um emprego

Não se assuste se você se sentir identificado com um dos erros ao procurar um emprego abaixo, apenas evite que eles aconteçam e você aumentará suas chances de ser o escolhido para ele.

1- Colocar no seu currículo com mais de uma página

Se você já filtrou todas as informações de seu currículo e ainda não tem espaço suficiente, não se desespere em colocar tudo em uma única página. Porém, e isso for possível, faça-o. – Em qualquer caso, você deve pensar estrategicamente e colocar na primeira página o que você considera mais importante. Afinal de contas, pode ser, sim, que o recrutador pare de ler seu currículo logo na metade dele.

2- Não ter qualquer contato ou link com a empresa

Você pode, sem contato, ser chamado para uma entrevista de qualquer maneira, ter uma entrevista bem sucedida e, finalmente, ser contratado. No entanto, ter um contato dentro da empresa na qual você está colocando seu currículo é uma tremenda vantagem. – Contratar uma pessoa é sempre uma aposta e, obviamente, a incerteza e o risco são reduzidos se o empregador souber de antemão quem está sentado à sua frente.

3- Insistir em busca de resultados

Depois de mandar seu currículo ou sair da entrevista de emprego, sua mente provavelmente não pensará em mais nada. –  Você pode ser traído por seus nervos e ansiedade e não resistir em ligar para a empresa para saber quando os resultados estarão prontos, mas não faça isso.
  • O melhor conselho é que, uma vez entregue o currículo ou conduzida a entrevista, esqueça o assunto. Insistir demais só diminuirá suas chances de ser contratado e é um dos maiores erros ao procurar um emprego.

4- Conhecer tudo sobre a empresa

Memorizar todas as informações sobre a empresa só vai te deixar mais nervoso e fazer você se comportar menos naturalmente no momento da entrevista. – Você estará pensando em dizer o que memorizou, desconcentrando-se das perguntas que o entrevistador lhe faz. Lembre-se de alguns dados importantes no caso de você precisar, mas não se doe completamente a isso.

5- Se desesperar por não ter a experiência necessária

É comum que ofertas de emprego especifiquem quanta experiência a posição requer e em quê. Se você quer a posição, mas não tem experiência suficiente, não desista. Envie o currículo de qualquer maneira. – A experiência não é tudo e você pode eventualmente acabar sendo o melhor qualificado para a posição dentro daqueles que se candidataram.
  • Uma boa medida para saber se aplicar é aplicar a regra 80/20. Se você atender 80% dos requisitos, esqueça 20% e inscreva-se.

6- Descobrir todos os detalhes do seu entrevistador

Nem pense em usar essa estratégia, a pessoa à sua frente não valorizará quantos detalhes da sua vida que você conhece ou se “coincidentemente” você aprecia as mesmas coisas que ele. – É um truque barato que vai fazer você parecer forçado e nervoso. Relaxe e aproveite a conversa.
  • Se você quiser agradá-lo, seja esperto, olhe nos olhos dele, ouça atentamente suas considerações e pergunte coisas a ele. Não tente agradá-lo, não há nada mais desconfortável.
Sabendo os maiores erros ao procurar um emprego, evite-os e aumente as chances de que a vaga seja sua.

Veja Também

Empregos mais solicitados entre mulheres no mercado de trabalho

O tema referente aos empregos mais solicitados entre mulheres têm sido bastante atual, embora o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + oito =

*