Home / Cartão de Crédito / Crediário no cartão de crédito: como funciona?

Crediário no cartão de crédito: como funciona?

Como uma nova opção para o mercado, surgiu o crediário no cartão de crédito. Esta opção, visa garantir aos clientes, um prazo maior para pagar as suas compras, ao inserir o seu cartão na maquininha, que poderão chegar em até 36 meses para pagar. Este novo método, visa trazer benefícios tanto para os consumidores, como também para os lojistas. Porém, é preciso ter cuidado por parte dos consumidores ao utilizar este recurso, pois ele pode facilitar muito o endividamento dos mesmos.

Como funciona o crediário no cartão de crédito

Ao optar pelo crediário no cartão de crédito, vai aparecer na tela da maquininha, 3 opções que simulam um financiamento. A seguir, aparecem na tela, todas as informações referentes a compra realizada, assim como os juros que serão cobrados, e o valor total desta operação. As taxas, vão ter uma variação média de 0,99% até 3,99% ao mês. Isso, vai depender do número de parcelas que o cliente escolher, e também do tipo de perfil de crédito deste consumidor. Assim como já acontece, o valor do crediário é descontado no limite total do cartão, a medida em que as compras vão sendo feitas, conforme as prestações vão sendo pagas, este limite vai retornando para o cartão de crédito.

Qual é a diferença entre as compras no cartão de crédito convencional, e o crediário no cartão de crédito?

A principal diferença entre as compras feitas com o cartão de crédito habitual, e o crediário no cartão de crédito, é que as compras podem ser parceladas em até 36 vezes, e que agora o ônus desta operação, que é o risco da operação, passa a ser dos bancos emissores do cartão, e não dos lojistas. As compras no cartão convencional, demoram até 30 dias para cair na conta dos lojistas, sejam elas a prazo, ou à vista. Agora, com esta nova modalidade, em apenas 5 dias, eles já poderão ter o recebimento do dinheiro em sua conta.

Conheça os cenários positivos do crediário no cartão de crédito

Alguns especialistas, destacam dois cenários positivos das contas para pagar a prazo. O primeiro, é com relação aos pequenos estabelecimentos, que antes, devido as altas taxas de juros, não podiam oferecer melhores condições de pagamento para os seus clientes, e com isso, acabavam perdendo vendas. Agora, com esta nova realidade, eles podem ofertar melhores condições, e com isso atrair mais clientes para o seu negócio. O segundo cenário positivo, é para os consumidores, que poderão ter as suas compras parceladas em mais vezes, e poderão pedir descontos, tendo em vista que os lojistas vão receber as suas compras dentro de um curto espaço de tempo, diferente do que acontecia antes.

Como evitar o endividamento com o crediário no cartão de crédito

Como as facilidades de comprar com o crediário no cartão de crédito, e das contas para pagar a prazo, é preciso ter cuidado para que isso não cause grande endividamento. Algumas dicas para evitar que isso aconteça, são as seguintes:
  • Optar sempre por fazer compras à vista, ou parcelar em poucas vezes;
  • Sempre pedir descontos para as suas compras;
  • Comprar somente o que é necessário, não caindo em tentação para coisas fúteis e desnecessárias;
  • Evitar parcelar a fatura do seu cartão, ou deixa-la sem pagar;
  • Tem um limite máximo de 50% do valor do seu salário mensal;
Estas, são algumas dicas simples, que vão evitar que você entre em endividamento com o crediário no cartão de crédito. Sendo assim, podemos ver como funciona esta nova modalidade de crediário de cartão de crédito, e como ele pode ser vantajoso tanto para os lojistas, como também para os consumidores.

Veja Também

Cuidado com os juros do cartão de crédito!

Os juros do cartão de crédito podem ser absurdamente abusivos, e hoje em dia ganham ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =

*