Como funciona o pagamento com cartão de crédito?

A opção de pagamento com cartão de crédito com certeza é uma boa escolha para ajudar nas compras mais caras, e dar aquele fôlego financeiro para quem está apertado. Por isso mesmo esse é um dos meios de pagamento mais utilizados em todo o mundo.

Podemos dizer que o cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo. A administradora do cartão paga uma dívida para você, e aceita receber isso em parcelas mensais.

Apesar de ser um grande aliado na hora de fazer as suas compras, o cartão de crédito não é amplamente compreendido por todas as pessoas. E existem aquelas que não fazem nem ideia de como usá-lo.

Entenda tudo sobre pagamento com cartão de crédito!

A primeira coisa que você deve se atentar é ao vencimento do cartão de crédito. ou seja, a data mensal em que a sua fatura vai vencer, e precisa ser pagar até lá. Ter essa data sempre em mente é importantíssimo para que você não sofra com imprevistos financeiros.

Você deve se programar para que até a data de vencimento do cartão de crédito você consiga reunir o montante referente a fatura daquele mês. Assim sendo, é tudo uma questão de organização.

Bandeira:

Cada cartão de crédito possui uma bandeira, que nada mais é do que a marca de uma administradora. Podemos facilmente citar algumas, como Visa, Mastercard, Credicard, Elo, entre tantas outras.

Quando você faz um pagamento com cartão de crédito, é essa empresa, a bandeira, que está arcando com a conta. É para ela, portanto, que você vai pagar no próximo mês. As bandeiras disponibilizam um prazo de 40 dias para pagamento do cartão.

Limite do cartão:

Na maioria das vezes o cartão de crédito possui um limite. Ele é estipulado de acordo com a renda mensal e a situação financeira do titular. O limite existe para que você tenha um controle sobre seus gastos!

Então, se o seu limite é de 500 reais, você pode fazer compras a prazo dentro desse valor. Se você fizer, por exemplo, uma compra em 2 x 250,00, o limite já foi completamente comprometido.

Porém, assim que você pagar uma parcela de R$250,00, esse valor já ficará disponível para uso novamente. É aqui que entra a questão de autocontrole na hora de usar o pagamento com cartão de crédito!

Atrasos e parcelamentos – tenha muito cuidado com eles!

Se você atrasa ou parcela o pagamento com cartão de crédito, então poderá sofrer com o acúmulo de juros. Esse é um dos problemas mais comuns no Brasil, e grande motivo pelo qual as pessoas acabam ficando endividadas.

Por isso é importante entender que a possibilidade de parcelar a sua fatura deve ser usada com um benefício, e não como uma corda para enforcamento.

Ou seja: utilize quando for realmente necessário, com compras que demandem maior fôlego, e desde que você possa honrar com todas as parcelas. Assim você evita se enfiar em dívida sem fim, e não compromete a sua saúde financeira!

Quando vale a pena fazer o pagamento com cartão de crédito?

Por fim, mas não menos importante, entenda que o cartão de crédito é o seu grande aliado, um companheiro que estará ali para lhe ajudar em algumas circunstâncias – mas não em todas!

O seu uso deve ser pensado com calma, e é até mesmo uma oportunidade para que você analise as suas compulsões consumidoras, e aprenda a controlar os seus gastos.

O pagamento com cartão de crédito deve ser uma alternativa, mas não uma regra! Prefira utilizar isso quando realmente não for possível pagar a vista, para compras mais caras e que demandam maior planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *