Home / Cartão de Crédito / Como controlar o uso do cartão de crédito?

Como controlar o uso do cartão de crédito?

Controlar o uso do cartão de crédito nem sempre é uma tarefa fácil, mas em um mundo majoritariamente capitalista, onde consumir acaba se tornando quase uma lei de sobrevivência, o seu uso é praticamente indispensável, devido as inúmeras facilidades que isso representa.

Em todo caso, é preciso estar atendo aos gastos, pois o menor dos descuidos pode causar muitas dores de cabeça e prejuízos cada vez maiores. Ter consciência financeira e não se deixar levar pelas tentações, influencia positivamente para um maior aproveitamento desse recurso.

Controlar o uso do cartão de crédito não é coisa de outro mundo

Geralmente, quando se fala em cartão de crédito, uma das primeiras coisas que as pessoas costumam fazer é avaliar os prós e contras antes de uma possível aquisição, porque no fim das contas, a maior preocupação é, como controlar o uso do cartão de crédito.

O fato é que todo mundo adora gastar, mas a ideia de estar endividado parece aterrorizante demais para ser aceita com naturalidade. Agora, o que ninguém consegue perceber é que as dividas surgem devido a imprudência na hora de usar o dinheiro.

Independentemente dos meios que uma pessoa tenha para efetuar o pagamento de uma conta, quando ela não controla os próprios gastos, até o que poderia ser uma solução temporária, acabará se transformando em um problema a longo prazo.

Mantendo as contas longe do vermelho

Partindo do princípio de que não importa a data escolhida, a fatura do cartão sempre irá chegar com certa urgência no pagamento, é imprescindível seguir algumas regras para manter as finanças em perfeita ordem. Por isso, veja como você pode controlar o uso do cartão de crédito:

Planejamento financeiro é fundamental

Saber quanto, quando e em que gastar, é uma das noções mais básicas que alguém deve ter para não se comprometer na hora de pagar as contas e controlar o uso do cartão de crédito.

Portanto, não tenha receio de anotar os gastos. A partir deles, você poderá ter um conhecimento maior sobre o destino do dinheiro, e também conseguirá equilibrar as despesas.

Aliás, tendo a tecnologia a nosso favor, é possível utilizar aplicativos de gerenciamento financeiro que permitem maior facilidade na hora de se organizar. Mantendo tudo dentro do orçamento, as possíveis surpresas desagradáveis no fim do mês são descartadas.

Tenha bom senso e evite futilidades

Para controlar o uso do cartão de crédito, é necessário ter em vista que ele serve apenas como complemento, e não é a única opção existente. Sendo assim, ele deve ser usado com máxima disciplina, apenas em casos extremos. Nada de sair comprando tudo que vê.

Também vale ressaltar que a melhor maneira de controlar a impulsividade nesses casos é manter o limite baixo e não ultrapassar o benefício de 2 cartões, dando preferência àqueles que não possuem anuidade.

Fique de olho na fatura e entenda os valores cobrados

Evite ser negligente ao ponto de querer deixar tudo para depois, pois quando se trata de dinheiro, descuidar não é uma opção.

A fatura do cartão contém informações importantes, e através de uma análise é possível identificar todos os tramites executados, inclusive taxas exorbitantes que podem ser renegociadas de acordo com a disponibilidade de sua operadora.

Além disso, também é preciso estar atento à data de vencimento e dar preferência ao pagamento total, evitando ser prejudicado por juros recorrentes.

A sabedoria popular do “quem poupa tem”

Mesmo com a certeza de que as contas estão dispostas de uma maneira favorável para quitação de dívidas, é preciso manter um plano B, como forma de controlar o uso do cartão de crédito, já que imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

Sendo assim, não se limite apenas ao óbvio, e tenha sempre uma reserva financeira para eventuais problemas do dia a dia, evitando maiores preocupações. Lembre-se sempre que para evitar surpresas desagradáveis no final do mês, é muito importante controlar o uso do cartão de crédito.

Veja Também

Cuidado com os juros do cartão de crédito!

Os juros do cartão de crédito podem ser absurdamente abusivos, e hoje em dia ganham ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − três =

*